top of page

O que é a Osteopatia ?

A Osteopatia* é uma medicina não convencional, que usa técnicas manuais para diagnosticar e tratar uma grande variedade de problemas de saúde, principalmente na coluna vertebral.

Baseia-se na filosofia de que o corpo funciona como uma unidade composta de diferentes partes móveis, como sejam os músculos e as articulações, os órgãos e as vísceras, a circulação sanguínea ou as interacções microscópicas entre as células. 

Considera-se que quando o corpo não apresenta restrições de movimento é capaz de lidar melhor com a dor, o stress e as doenças, tendo então um poder de auto-cura superior. 

Todas as partes do corpo funcionam juntas de uma forma integrada. Se uma das partes está limitada, as restantes deverão sofrer adaptações e compensações, eventualmente levando à inflamação, à dor, à rigidez e a outros problemas de saúde. 

Os maiores problemas incidem normalmente na coluna vertebral, onde o osteopata tem um papel muito importante, uma vez que é o único especialista que consegue, através das mãos e sem cirurgia, recolocar as vértebras na sua posição anatómica. 

Os osteopatas estão habilitados para ter uma abordagem holística ao paciente, ou seja, tratam o corpo como um todo de uma forma sinergética. Ao incidir a terapia manual numa certa área do corpo, podem estar a curar um problema que o enferma noutro lado. 

A osteopatia consegue ser utilizada para diagnosticar, tratar e prevenir uma doença, permitindo ao corpo que se cure a si mesmo. 

Os problemas articulares acontecem quando os músculos ficam tensos e forçam os ossos a saírem do lugar, o que vai criar uma situação de mal-estar e muitas vezes dores intensas, o mesmo acontece através de traumatismos e posteriormente degenerações ósseas. 

Enquanto o problema não é tratado, o corpo contrai os músculos, para evitar o movimento, e para tentar eliminar a dor do sítio afectado. Com cada movimento que faça, as dores começam a ser cada vez mais insuportáveis e a acumulação de líquidos começa a ser cada vez mais uma realidade. 

Para evitar o agravamento da situação, a altura ideal para tratar destes problemas é no princípio, quando começam as primeiras dores, o que permite uma resolução muito mais simples e eficaz. 

​

*Criada em 1874 pelo médico cirurgião, Doutor Andrew Taylor

O osteopata utiliza as mãos para perceber os movimentos e tensões do corpo, através de várias técnicas manuais suaves e não invasivas. Isso significa que pessoas de todas as idades podem consultar um osteopata, desde o recém-nascido ao idoso. 

O tratamento osteopático influência o funcionamento fisiológico do corpo humano ao tratar músculos, articulações e fásciais. Melhora a circulação, a função do sistema nervoso e imunológico, a digestão e a respiração. 

 

A melhor opção é recorrer a um osteopata profissional, que, através do recurso à manipulação óssea e à manipulação de tecidos moles coloca as articulações na sua posição anatómica (nos locais certos), reequilibrando e melhorando a postura do paciente. Assim que os ossos se encontram na sua posição anatómica, os movimentos começam a ser mais soltos e a circulação irá começar a ser feita de forma correta, com o fluxo de líquidos a ser drenado, e não acumulado. 

MANIPULAÇÃO DE TECIDOS MOLES

​

Os tecidos moles são todos aqueles tecidos que interligam, apoiam ou protegem outras estruturas e órgãos do corpo humano, como músculos, tendões, gordura, vasos sanguíneos e nervos. 

Esta terapia visa tratar os problemas que envolvem este tipo de tecidos, que muitas vezes são os mais difíceis de tratar, já que não se consegue ver o que se passa dentro da pele, em volta dos músculos, ou nas junções. 

Um especialista neste tipo de manipulação, consegue avaliar e diagnosticar o tratamento das diversas condições incapacitantes e dolorosas que se tem no dia-a-dia. 

Sejam desportistas ou donas de casa, eles encontram sempre alguma maneira inovadora, rápida e natural para aliviar aquela dor misteriosa, e tratá-la o mais eficientemente possível para o fazer voltar o mais rápido possível à sua vida activa.

O que é ?

MANIPULAÇÃO VISCERAL

 

Muitos dos problemas da coluna podem não estar directamente relacionados com os ossos. 

O facto do corpo ser um só e estar tudo intimamente interligado, levará a que problemas de outros pontos do corpo influenciem o funcionamento de todos. 

Todos os órgãos vitais (coração, fígado, pulmões, entre outros) estão fisicamente ligados à coluna, e qualquer complicação que possa acontecer ao nível visceral, poderá influenciar o funcionamento da espinha dorsal. 

Quando ficamos em situações de stress, quer seja físico ou emocional, a dor poder-se-á ressentir nos órgãos, que, por sua vez, influenciará o desempenho da coluna, ou vice-versa, porque qualquer problema da coluna poderá estar a afectar algum órgão. 

Traumatismos e posturas incorrectas também podem originar mau estar, o que leva ao bloqueio de mecanismos que fazem os órgãos trabalharem em sincronia, algo que é extremamente necessário para ter uma vida saudável. 

Esta falta de sincronia poderá levar a um deficiente funcionamento dos órgãos vitais, que por sua vez poderá causar alguns problemas de saúde, nomeadamente dificuldades em respirar, urinar ou prisão de ventre. 

Esta terapia visceral está directamente apontada para resolver este tipo de problemas ao apalpar os órgãos, são estimulados mecanismos naturais do corpo, que retiram todas as tensões físicas e emocionais que poderão estar a sofrer. 

Com este tratamento, poderá voltar a ter a sincronia necessária entre os órgãos para que toda a estrutura do seu corpo que os rodeia possa funcionar como um relógio.

bottom of page